top of page

A 4 Km do Recanto do Sossego

Cascata (do italiano cascata, “queda”) é palavra que nomeia uma queda d’água pequena ou uma que, vindo de altura menos modesta, serpenteia entre pedras, como numa escada. Num paralelo um pouco grosseiro, pode-se dizer que está para a cachoeira como o riacho e o regato estão para o rio. Cachoeira (termo talvez derivado do latim coctionis, “fervura”, por intermédio do pouco usado cachão)  abarca precipitações de altura, volume e desenho bastante variados. Desempenha um papel genérico semelhante ao de queda d’água.

Cachoeiras Próximas de Porto Alegre

Cascata do Garapiá e Cascata Forqueta

SOSSEGO IMPERA MAS SEMPRE ALERTA!

Esquerda ou direita, Garapiá ou Forqueta? São dois destino lindos mas mantenha a prudência, tenha bom senso diante da natureza. O atirar-se das pedras ou mergulhar nas áreas mais profundas pode ser arriscado. O que há de melhor nesses passeios é contemplar a beleza das quedas, curtir a água cristalina e aventurar-se pelas trilhar por onde pode-se ver o solo. Leve na mochila água, saco para recolher (e levar embora) o lixo, repelente e protetor solar. Seu aparelho celular, só  irá servir para fotografar mesmo – em geral, não há sinal aqui pela volta. A regra é sossegar e desconectar. 

CASCATA DO GARAPIÁ

Sem dúvida um passeio para ficar na história. Rende lindas fotos. O lugar é maravilhoso, fácil de chegar e a piscina (poço) onde cai a água é bem grande pra acomodar todos que frequentam. ”

"Lugar de beleza sensacional, cercado de natureza e paz, perfeito para se apreciar, e nos dias quentes se refrescar."

Lugar lindo, com campings para todos os estilos. Vale a pena passar pelo menos um final de semana no local e ficar totalmente desligado do resto do mundo (sem internet ou telefone).

A mais conhecida e frequentadas de daqui, acesso muito fácil de carro e praticamente não exige caminhada a pé (menos de 300m) até cascata em si.  A Cascata do Garapiá tem uma queda d'água de 12 metros de altura e após um bom contorno de águas rasas pode chegar até três metros de profundidade em alguns pontos. A temperatura da água – como em toda cachoeira – é gelada e refrescante, tão cristalina que se enxerga com perfeição o que está submerso.

Apesar do desrespeito de alguns pelas normas, não é permitido acender fogo ou fazer churrasco às margens da queda d’água, e todos devem recolher o lixo produzido e leva-lo até as lixeira na entrada da trilha. Este local lindo, é bastante visitado nos finais de semana de calor, quando a prefeitura fornece um monitor para observar os banhistas e impedir crianças de saltos perigosos. Ano-Novo e Carnaval são os feriados mais movimentados na cachoeira.

CASCATA FORQUETA

A Cascata da Forqueta é menos conhecida que a do Garapiá, mas fica logo ali ao lado. A estrada levando até ali é levemente mais difícil e há trechos onde um carro muito baixo não passa devido aos buracos. A pista estreita exige um pouco de habilidade do condutor caso dê azar de ter de ultrapassar alguém vindo no sentido oposto. A caminhada de sua trilha exige a travessia do rio, subidas e descidas mata a dentro.

Os 350 metros (apesar de na placa dizer 500) floresta a dentro abrigam um tesouro digno como recompensa aos desbravadores. A reclusa Forqueta tem uma queda de cerca de 70 metros emoldurada por um paredão de rochas. É sem dúvida uma das mais belas das redondezas. O banho ali é seguro, mas não fique embaixo da queda pois a força da água é grande.

Dependendo do tempo podem haver animais peçonhento na trilha, portanto não vá descalço. Devido ao seu caminho venturoso esta cascata costuma ter menos visitantes, criando uma atmosfera reservada e mística.

"A forqueta tem uma piscina menor, mas o lugar é igualmente lindo ao do Garapiá. Um pouco mais difícil de achar, com menos pessoas."

“Uma das mais bonitas do RS! Para quem, assim como eu, adora aventura e natureza, a cascara da Forqueta é um lugar obrigatório para conhecer.

"Lindo , uma queda de 70 M de água transparente! Atravessando um rio a pé, seguindo uma trilha de mata e pedras, uma verdadeira aventura! Precisa de um pouco de fôlego, mas ao chegar a cascata, tudo vale a pena! "

bottom of page